sábado, 26 de janeiro de 2013

Preços de bambolês

Após uma temporada no Brasil, eu gostaria de conversar sobre os preços dos nossos produtos. Algumas pessoas me olharam como se fosse uma afronta cobrar 50 reais ou mais por um bambolê. Tinha gente que achava um absurdo que custasse mais de 10 reais. Inclusive essa foi uma das conversas durante o 1º Bambolê Brasil.
Então deixa eu falar um pouquinho sobre o processo de se fazer um material de qualidade. Tanto nos EUA quanto no Brasil, foi preciso muita pesquisa pra descobrir o produto certo para satisfazer os adultos. Não, os bambolês profissionais não são feitos com tubos que se encontram em qualquer loja de ferrragem. Geralmente eles só tem uma mangueira mais flexível e mais fraca. Então tivemos que experimentar tubos diferentes para descobrir o mais adequado além de conectores, fitas, etc. Depois disso, a melhor forma de fazer para que fossem resistentes. Vocês sabem em quantas lojas em Floripa eu fui para encontrar material? Pelo menos umas sete. Além do mais não dá para comprar todo o material necessário numa loja só. O tubo foi numa, o conector em outra e as fitas em várias lojas.
Veja bem, não somos uma fábrica de produção em massa localizada na China. Entre a gasolina e o tempo levado comprando materiais para confecção e decoração, o dinheiro gasto no material já que algumas fitas são bem caras e o tempo para se fazer um bambolê, posso garantir que o custo é bem maior que 10 reais. Sem contar no tempo que se leva para decorar um bem legal com mais de uma fita. Por isso, o preço é bem razoável. Menos do que 50 reais seria dar de presente e acredite, já fizemos muito isso também.

Eu sei que o bolso conta muito para todos mas está na hora das pessoas valorizarem o trabalho manual e a dedicação que uma pessoa leva criando um produto único, não feito em massa.

2 comentários: